Um homem que procurava objetos perdidos no rio Cherwell, em Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, encontrou algo extremamente raro: uma espada viking. Ao que tudo indica, ela foi usada no período entre 850 e 975 d.C. devido ao alto grau de corrosão.
A espada

Trevor Penny, foi o responsável pela descoberta em novembro de 2023. Agora, a espada foi levada para ser examinada por especialistas e está sob a tutela dos serviços do museu de Oxford.
“O oficial disse ser arqueologicamente raro encontrar espadas inteiras e tesouros de importância histórica ainda intactos”, disse Penny a um jornal regional. Além disso, ele também conta que houve uma pequena disputa com o dono da propriedade onde a pesca magnética foi realizada. Todavia, o proprietário aceitou acabar com a disputa caso ela fosse entregue a um museu, o que Trevor já havia feito.
O que dizem os pesquisadores?
Segundo análises dos pesquisadores, ela foi utilizada há cerca de 1200 anos. Segundo historiadores, o período bate com o mesmo que vikings nórdicos viajaram para terras britânicas para efetuar saques nos territórios.
Durante o século VIII, aconteceram grandes invasões como em Lindisfarne em 793 e em 835 os ataques se intensificaram. Todavia, no decorrer do século X e XI a Inglaterra conseguiu recuperar todo o território e expulsar os vikings.